Alta no preço do aluguel pode incentivar compra da casa própria

Com aumento de 18,1% no valor de novos contratos de locação, até que ponto vale a pena ser inquilino?
MZM Construtora
Alta no preço do aluguel pode incentivar compra da casa própria

Diante dos altos valores dos aluguéis na grande São Paulo, vale a pena apertar o cinto para planejar a compra da casa própria? Talvez essa seja a pergunta mais frequente de quem pensa em se mudar e dos locatários espalhados por São Paulo. Além disso, entre os brasileiros uma questão cultural faz toda a diferença na hora de responder a essa pergunta: o sonho da casa própria.

Na hora de decidir entre compra e locação, hoje em dia o preço dos aluguéis podem ser um impulso para a compra, já que o preço do aluguel para novos contratos de locação subiu 18,1% no período de um ano em São Paulo, segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Assim, não é raro a despesa com moradia acabar comprometendo boa parte da renda do inquilino. Neste cenário, pode ser mais vantajoso optar por locar um imóvel bem mais barato e planejar a compra da casa própria na localização desejada.

Bairro/Cidade

Características

Preço (valor médio)

Conquista Anchieta (Centro/São Bernardo do Campo)

Próxima a rodovia Anchieta, Hospital Anchieta, a prefeitura de São Bernardo do Campo e ao Parque Regional e Jardim Botânico do Pedroso (Santo André)

Banco Caixa Econômica Federal – Sistema SAC

Valor do Imóvel: R$180.000,00

Valor de Financiamento: R$130.000,00

Renda Mínima:R$5.500,00

Prazo: 360 meses

Valor da Primeira Prestação: R$1.405,00

Valor da Última Prestação: R$388,00

Taxa de Juros: 9,5%

Ponte Rasa (Zona Leste/São Paulo)

Próximo a praças e a estrada de Mogi das Cruzes

R$ 663.95 (aluguel)

Pensando em uma família jovem de classe média em busca da primeira casa, podemos pensar em um apartamento de 49 m² para fazer uma comparação entre o preço do aluguel no bairro da Ponte Rasa (Zona Leste/São Paulo) e o valor de um imóvel novo no Centro de São Bernardo do Campo, com parcelas decrescentes de finaciamento:

“Cada vez mais verticalizada, as regiões centrais do Grande ABC oferecem facilidades como estações de trem, shoppings centers e escolas com preços atrativos para quem está comprando o primeiro imóvel. Além disso, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul são uma boa opção para quem quer bom preço, sem abrir mão de qualidade de vida”, afirma Francisco Diogo Magnani, presidente e fundador da MZM Construtora.

Sobre a MZM Construtora

Com quase dois milhões de metros quadrados de empreendimentos comercializados em 15 anos de história, a MZM Construtora se firmou como líder do mercado imobiliário no ABC paulista. Foi a primeira construtora a vender unidades com preço fechado e lançou o primeiro empreendimento com conceito de clube no ABC. Constam ainda no portifólio da MZM projetos corporativos sob encomenda como agências bancárias, supermercados, shopping centers, escolas, obras de órgãos públicos, centros de cultura e de lazer.