E quando o franqueado se torna franqueador?

Mudança de gestão da empresa acelerou implantação de novos serviços e inovação de produtos. Atualmente, a rede conta com 12 unidades em quatro estados (SP, ES, MG e PE)
Station Car
E quando o franqueado se torna franqueador?
No mundo do franchising a concorrência aumenta a cada dia, visto que o setor, ano após ano, apresenta números expressivos de crescimento. Quando somamos esses dados aos do setor automotivo, que no Brasil também cresce a cada balanço da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o mercado se torna ainda mais promissor.

Para driblar esses obstáculos e conseguir oferecer aos franqueados mais oportunidades no acirrado mercado, surgiu a Station Car, franquia da área automotiva que possui 12 unidades espalhadas em quatro estados (SP, ES, MG e PE), que realiza serviços de funilaria e pintura de alta tecnologia. A franquia é resultado da união de alguns franqueados, que com a própria marca passaram a ter mais liberdade para criar, inovar e oferecer novos serviços aos consumidores.

Ariangelo Fonseca, franqueador da rede, afirma que “após decidirmos, junto com alguns, até então, franqueados da marca, as diretrizes que seriam adotadas para fortalecermos nossa atuação, tanto na área de serviços (direto para o consumidor final) quanto nos negócios (direcionado a captar novos franqueados), resolvemos inovar na gestão da franquia, sendo uma marca pensada por sete sócios”. As outras cinco unidades da rede são de franqueados.

A Station Car planeja abrir até 2015 mais 18 unidades pelo Brasil, amparadas pelo bom momento econômico brasileiro e também pelo crescimento constante do franchising e do setor automotivo, que apresenta números sempre astronômicos. “Os novos franqueados terão a oportunidade de pertencer a uma marca que possui sete sócios pensando em seu negócio (além dele mesmo). Sendo assim, ele se torna um franqueado privilegiado no mundo do franchising, que, na grande maioria das vezes, possui apenas um franqueador”, ressalta Fonseca.

A rede realiza a cada dois meses uma reunião para definição de metas, aprimoramento de serviços, troca de informações entre os sócios em relação a mercado, tendências, oportunidades e novos franqueados. Fonseca explica que “as vantagens de pertencer a uma rede, na qual o franqueado possui voz ativa, são inúmeras. Muitas vezes, o franqueado não pode opinar nos planos da rede, embora, ele (o franqueado) esteja diretamente ligado ao consumidor final, e saiba detalhes do que pode ou não pode ser rentável para a marca (loja)”.

A empresa, que realiza serviços de funilaria e pintura de alta tecnologia, higienização, lavagem, cristalização e enceramento, além de proteção de pintura com ferramentas e produtos desenvolvidos e testados para realizar o melhor serviço sem agredir as propriedades originais do veículo e nem o ambiente, busca expandir suas atividades com os mais modernos processos tecnológicos, fortalecendo sua marca e seus serviços no mercado. “Para isso, sabemos que se dermos a oportunidade do franqueado (ou franqueador) participar ativamente do processo de planejamento, o caminho será mais curto, embora árduo como para qualquer outra empresa que deseja expandir sua atuação”, lembra Fonseca.

Saiba mais: Ariangelo Fonseca é franqueador da Station Car, que conta com 12 franquias espalhadas em quatro estados (SP, MG, ES e PE). Beirando os R$ 2 milhões de faturamento por mês, a Station Car espera encerrar o ano com 15 unidades em todo o país. – www.stationcar.com.br