Assessoria de Imprensa

Por que empresas fecham sem a tentativa de serem adequadamente vendidas?


Além do costumeiro ponto comercial, outros ativos tangíveis e intangíveis podem ser considerados para aumentar o valor do negócio no momento de vender uma micro, pequena ou média empresa
Cliente: 
Sunbelt Business Brokers
Por que empresas fecham sem a tentativa de serem adequadamente vendidas?

No Brasil, uma parcela significativa das micro e pequenas empresas fecham as portas antes de completarem dois anos de atividade. O que muitos empresários não sabem é que suas organizações possuem ‘bens’ muito maiores que ‘apenas o ponto comercial’ para serem comercializados. Em alguns casos, quando a empresa está há anos atuando no setor e é totalmente rentável, esses ativos aumentam significativamente o valor do negócio.

Batista Gigliotti, master franqueado no Brasil da Sunbelt Business Brokers, maior empresa de intermediação de negócios do mundo, que possui mais de 250 franquias em mais de 30 países, afirma “pela experiência que possuímos nesse segmento, notamos que alguns empreendedores não conhecem o valor real da empresa, enquanto outros acreditam que apenas o ponto comercial pode ser comercializado”.

Em grandes centros urbanos, o ponto comercial é muito valorizado, ainda mais pela escassez de oferta causada pela elevação da demanda. Porém, “quando o proprietário decide ‘fechar as portas’ da empresa, geralmente ele tenta ‘passar o ponto’, sendo o único quesito que é levado em conta. Outras questões, como carteira de clientes, tempo de atuação no segmento, o histórico financeiro do negócio e os contratos de exclusividade e/ou de parcerias são outros ativos importantes que devem ser calculados por especialistas do setor, evitando, assim, que os empresários (tanto aquele que compra quanto aquele que vende) tenham prejuízo com a transação”.

Segundo dados divulgados em outubro desse ano pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no Brasil, a cada 100 micro e pequenas empresas que abrem as portas, apenas 73 permanecem em atividade após os primeiros dois anos de existência.

Gigliotti afirma que muitos empresários que possuem negócios sólidos no mercado, atuantes há décadas em determinados segmentos da economia, também decidem comercializar suas empresas em certo momento. “Seja por ter chegado a hora de se aposentar ou por questões de saúde, e muitas vezes por não contar com alguém de confiança (familiares, na maioria dos casos) para levar o negócio adiante, ou ainda, por mudança geográfica de sócios e/ou de seus cônjuges, eles resolvem que é hora de comercializar uma ‘fórmula’, um negócio que está dando certo (e lucro) há muitos anos”.

No entanto, para saber se essas organizações de diferentes portes e segmentos estão financeiramente saudáveis, é vital que uma empresa especializada avalie alguns pontos estratégicos. “Através de abordagens que a Sunbelt utiliza há mais de 30 anos nos mercados europeus e norte-americanos, tornando a rede uma importante aliada do empreendedor na hora de intermediar uma negociação, conseguimos checar o verdadeiro valor de mercado que uma micro, pequena ou média empresa possui”, finaliza Gigliotti.

Saiba mais: Batista Gigliotti é master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil. A Sunbelt é a maior franquia de intermediação de compra e venda de empresas no mundo e possui mais de 250 unidades espalhadas em mais de 30 países. www.sunbeltbrasil.com.br. Gigliotti é também mestre em administração e professor dos cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Senac, Anhembi, BI e Ibmec/Veris.

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

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