They understand about business

Mulheres empreendedoras investem na inFlux
inFlux English School
They understand about business

Segundo dados de levantamento anual feito em 2009 pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), as mulheres representam 53% dos empreendedores brasileiros. O índice é corroborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que contabiliza 45 mulheres em cada 100 empreendedores no país. O GEM aponta ainda que 37% das empreendedoras brasileiras estão ligadas ao comércio varejista, 27% na indústria de transformação e 14% nas atividades de alojamento e alimentação.

Na rede de franquias inFlux, as mulheres representam 60% dos franqueados. Das 70 escolas espalhadas pelo Brasil, 43 são comandadas por mulheres. “As mulheres têm mais facilidade para compor equipes, são persistentes, cuidam dos detalhes, valorizam a cooperatividade. Além disso, são bastante comprometidas com a marca”, afirma Ricardo Leal, diretor presidente da inFlux.

Primeira franqueada inFlux no estado de São Paulo, Simone Hayashi já pensava em ter seu próprio negócio mesmo antes de terminar a faculdade. “Eu e meu marido somos engenheiros e trabalhamos na área durante um tempo para juntar dinheiro para a compra do nosso próprio negócio”, afirma Hayashi. Franqueada há cinco anos, Simone é dona de cinco escolas que juntas contabilizam 1.900 alunos. “Abrimos nossa quinta unidade em 2008. Queremos, agora, focar na gestão das franquias e cada vez mais aperfeiçoar o resultado de cada unidade”, afirma Simone.

Lúcia Helena Immesi, da unidade inFlux Santana, trabalhou durante 17 anos na área administrativa de uma grande empresa. Sem experiência no gerenciamento de negócio próprio, Lúcia é franqueada há três anos. “Quando resolvi abrir uma franquia, queria uma marca que me transmitisse confiança. Em um ano de inFlux já havia obtido o retorno do meu investimento”. Com cerca de 400 estudantes, para Lúcia o diferencial para o sucesso foi o método de ensino inFlux e o suporte que recebeu da franqueadora. “Sempre tivemos um canal de comunicação aberto e receptivo”, afirma a franqueada.

Ex-professora de inglês, Shona Galbraith Mota, sempre quis ter sua própria escola. “Como já conhecia muitos métodos de diferentes escolas de inglês, quis investir em uma marca nova que oferecesse um diferencial ao aluno”, afirma Shona. Em um ano de franquia, Shona já tinha retorno do investimento. Hoje a escocesa radicada no Brasil é dona das três unidades inFlux na capital do Amazonas e pretende abrir outras. “Manaus é uma cidade receptiva a novidades e onde há uma demanda crescente por cursos de idiomas”, avalia.

Sobre a inFlux

Fundada pelos sócios Ricardo Leal, Eduardo Leal, Paulo Tavares e Leonardo Paixão, a escola de idiomas inFlux possui 70 unidades franqueadas e mais de 35.000 alunos em todas as regiões do país. A empresa iniciou suas atividades em 2004, em Curitiba (PR), e tem como diferenciais o método de ensino e o Compromisso de aprendizado firmado com os alunos que garante nível avançado de inglês ao término do curso comprovado pelo TOEIC – Test of English for International Communication - um dos mais importantes testes mundiais de proficiência da língua inglesa. A empresa coleciona diversos prêmios da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é reconhecida como uma das melhores escolas de idiomas do país.