Assessoria de Imprensa

Troca de bandeira acelera expansão de franquias


Das 14 unidades Seven Idiomas, rede de franquias com mais de 24 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, nove se tornaram franquias após mudarem sua bandeira para a marca Seven
Cliente: 
Seven Idiomas
Troca de bandeira acelera expansão de franquias
A conversão ou troca de bandeira pode ser considerada uma tendência no mundo do franchising. Aliar (ou mudar) sua marca por uma bandeira mais forte pode ser o diferencial para o empreendedor conseguir expandir sua atuação, seja qual for o segmento que ele atue. Entretanto, essa modalidade de negócios não traz vantagens apenas para os franqueados, mas também para as franqueadoras, que conseguem expandir sua atuação de uma forma mais rápida.
 
Para algumas redes essa forma de crescimento pode ser mais eficaz do que para outras, que atuem em outros nichos da economia. Na área de idiomas, essa tendência ganha cada vez mais força, já que o mercado cresce com a proximidade dos eventos esportivos que serão realizados no Brasil (Copa de 2014 e Olimpíada de 2016). Além disso, muitos alunos optam pelo ensino que tenha tradição e qualidade reconhecida. 
 
Das 14 unidades Seven Idiomas, rede de franquias com mais de 24 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, nove se tornaram franquias após mudarem sua bandeira para a marca Seven. Em julho, mais uma unidade da empresa foi inaugurada após a troca de marca, fato que reforça a tendência de conversão de bandeira.
 
Steven Beggs, presidente da rede, acredita que essa mudança seja natural e fruto da tendência que empresas - nesse caso escolas de pequeno porte ou franquias de outras bandeiras - se aliem às marcas mais reconhecidas no mercado. “Essa alteração traz credibilidade para a escola, já que alunos, fornecedores, funcionários, entre outros, ampliam sua visão e passam a ter acesso a um modelo estruturado, testado, com sucesso e reconhecido no mercado”.
 
Todavia, Beggs afirma que é preciso cautela antes de prosperar a qualquer custo. “Crescer de forma rápida pode representar também uma queda de qualidade para a rede, afetando diretamente todos os envolvidos no processo, além dos franqueados e da marca. É vital antes de pensar em expansão, planejar a estruturação da rede e garantir a qualidade que há mais de duas décadas contribui para o crescimento da Seven e para os resultados alcançados de ensino”.
 
Beggs afirma que “muitas escolas de idiomas que trabalham com suas próprias bandeiras (marcas) possuem tradição nos bairros e regiões que atuam, mas quando o objetivo é expandir sua atuação e ganhar mercado, essa falta de reconhecimento num mercado maior pode atrapalhar os planos de expansão. Outro fator importante que notamos é que a união de forças e maior publicidade são grandes motivadores para conversão de bandeira. As escolas, principalmente as pequenas, ganham maior abrangência e não necessariamente aumentam o budget (dinheiro orçado para publicidade, normalmente para um determinado período de tempo) que tinham para publicidade”.
 
Já quando a troca é feita de uma unidade que pertencia a outra rede de franchising, os motivos podem variar muito. “Em alguns casos, notamos que o franqueado se sentiu insatisfeitos com a marca antiga, ou, então, a concorrência cada vez maior – muitas vezes com franqueados da mesma marca – prejudicam sua atuação. Outro motivo é o interesse de atuar com força no atendimento específico em colégios e empresas, ampliando os nichos de mercado e aumentando a possibilidade de resultado do seu negócio”, conclui Beggs.
 
Saiba mais: Steven Beggs é presidente da Seven Idiomas, rede de franquias com mais de 24 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol. A empresa possui 14 unidades e planeja chegar a 20 franquias até o final de 2011. A rede, que atende com serviços específicos 16 colégios e mais de 20 empresas, também possui em sua carteira de clientes mais de 200 empresas conveniadas, entre elas: Unilever, Nielsen, LG e Bayer. www.sevenidiomas.com.br

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"Estamos bastante felizes com as ações da Ato Z Comunicação. O trabalho da assessoria de imprensa trouxe resultados interessantes. Em uma matéria desenvolvida...

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